Integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica à Saúde

As capacitações desenvolvidas pelo IPADS têm o objetivo de promover a integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Básica à Saúde e serão implementadas de forma diferenciada para 03 públicos: gestores, profissionais de nível superior e profissionais de nível médio e elementar.

Todas essas capacitações serão ofertadas em formato EAD com tutoria. Os tutores, após serem selecionados pelo CONASEMS, serão formados pelo IPADS.

As capacitações terão abrangência nacional e a seleção dos participantes ficará sob responsabilidade dos COSEMS

Todas as capacitações têm duração de 40 horas. Faça sua inscrição

Capacitação para Gestores

O objetivo da capacitação é fornecer ao gestor de saúde as ferramentas necessárias para a elaboração e gerenciamento de seu plano municipal de prevenção e controle de arboviroses, permitindo um melhor enfrentamento desse complexo problema e a redução do impacto dessas doenças sobre a saúde da população.

Espera-se que ao final da capacitação, o gestor possa identificar necessidades a serem trabalhadas; programar e gerenciar atividades; integrar equipes, setores e secretarias municipais visando a integralidade das ações; padronizar insumos e equipamentos necessários; entender mecanismos de financiamento e atribuições dos diferentes entes federativos e definir mecanismos de avaliação e monitoramento das ações.

O conceito norteador dessa capacitação parte do princípio de que para a operacionalização das ações de controle do Aedes, haja organização da rede de serviços de saúde, com ações de vigilância estrategicamente inseridas nos serviços de atenção básica, tendo a epidemiologia como norteadora das ações.
A capacitação será oferecida integralmente na modalidade EAD, utilizando a plataforma Moodle, com carga horária de 40h. Está previsto que ao final do curso, o aluno proponha ações de intervenção visando o controle do Aedes.

Capacitação para Profissionais de nível superior

O objetivo dessa capacitação em EAD é oferecer informações e apresentar um conjunto de ferramentas de enfrentamento às arboviroses buscando desenvolver competências para atividades de assistência, atividades de vigilância e controle de arboviroses.
O curso será oferecido integralmente na modalidade EAD, utilizando a plataforma Moodle, com carga horária de 40h. Está previsto que ao final do curso, o aluno proponha ações de intervenção visando o controle do Aedes.

Capacitação para profissionais de nível médio e elementar

O objetivo definido é capacitar os profissionais de nível médio e elementar para ações de assistência, vigilância epidemiológica, controle do vetor, educação em saúde e mobilização social, no âmbito de sua responsabilidade profissional e técnica.

O curso será oferecido integralmente na modalidade EAD, utilizando a plataforma Moodle, com carga horária de 40h. Está previsto que ao final do curso, o aluno proponha ações de intervenção visando o controle do Aedes.